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Nova Avaliação do SIMAVE
CONFIRA A NOVA AVALIAÇÃO DO SIMAVE
Por meio da avaliação anual do SIMAVE, é possível acompanhar o desempenho da rede e de cada escola ao longo do tempo, permitindo o monitoramento da qualidade da educação ofertada pela rede pública de Minas Gerais.
A partir de 2020, gestores e professores da rede pública de Minas Gerais podem contar com uma nova plataforma de avaliação e monitoramento para o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública - SIMAVE. Além de conferir os resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações realizadas pelo estado no âmbito do programa, a plataforma conta com um ambiente virtual de aprendizagem voltado para o desenvolvimento profissional desses atores educacionais. O objetivo desses recursos e ferramentas é contribuir para o aprimoramento das competências necessárias para a realização de um bom diagnóstico da qualidade da educação no estado, nos municípios e em cada escola, em particular. E, com isso, possibilitar a elaboração de políticas e de estratégias focadas nas reais necessidades dos estudantes mineiros.
Na parte pública da plataforma é possível encontrar as coleções de publicação dos resultados do SIMAVE, as matrizes de referência utilizadas para a avaliação, os padrões de desempenho estabelecidos para o programa, as etapas de escolaridade que já foram avaliadas etc. Para ter acesso ao ambiente restrito, é necessário possuir login e senha, de acordo com as orientações da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
ALGUMAS NOVIDADES DA PLATAFORMA
Para colaborar com os agentes educacionais na análise e na compreensão do contexto escolar, sob a ótica da garantia do direito à educação e do princípio da equidade, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAEd/UFJF - desenvolveu a referida plataforma, agregando, além dos indicadores de desempenho estudantil, extraídos dos testes de proficiência, outros indicadores que trazem evidências a respeito da qualidade dos serviços da educação básica. Tomados em conjunto, esses indicadores produzem um diagnóstico mais apurado e completo sobre o funcionamento da escola e do sistema educacional.
Dentre os indicadores disponíveis neste ambiente, destaca-se o desempenho por campos temáticos. Essa nova forma de publicação de resultados, desenvolvida pelo CAEd/UFJF, permite observar o desempenho dos estudantes em habilidades de determinada área de conhecimento.
No desempenho por campos temáticos, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) utilizando a modelagem Rasch multifacetas permite apresentar o desempenho dos estudantes em uma escala geral de 0 a 100 pontos e, posteriormente, a pontuação obtida em cada um dos campos temáticos definidos para as disciplinas contempladas na avaliação.
Organizado em módulos, o ambiente virtual de aprendizagem é constituído por um conjunto de aulas, recursos e objetos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento profissional dos gestores e professores, cujo objetivo é subsidiar a construção de um diagnóstico mais preciso sobre os problemas enfrentados pela escola. Para isso, é proposto aos usuários um itinerário formativo com reflexões, análises e atividades sobre os indicadores apresentados, os componentes curriculares avaliados, possíveis estratégias de ensino, de acordo com cada área etc.
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