ChinaCuriosidadesFuso Horário
Curiosidade Geográfica - Fuso Horário Chinês
Inconveniente Convenção Política do Fuso Horário Chinês
Você já ouviu falar do fuso horário chinês único (GMT+8)?
Pois então, a questão é que apesar da grande extensão longitudinal do país, a China utiliza mesmo o fuso horário em todo o país como um símbolo de unidade nacional. A uniformização da hora legal foi uma das primeiras medidas adotadas pelo Governo da RPC (República Popular da China) em 1949, ou seja, o que antes estava dividido em cinco fuso horários, passou a ser algo único, baseado no leste do país (Pequim) que se encontra na faixa adiantada oito horas em relação ao Meridiano de Greenwich. E quais são as implicações deste sistema, será que é benéfico?
"Manter em todo o país a hora de Pequim sai muito caro, do ponto de vista econômico, mas nestes aspectos, que têm implicações ideológicas, o Partido Comunista Chinês ainda é muito rígido"Analista ocidental não identificado
O que acontece na prática é o seguinte: quando o sol nasce na costa leste da China, por exemplo, ainda é noite cerrada nas regiões do Xinjiang (localizado próximo à Ásia Central), na região noroeste do país, ou até mesmo no famoso Tibete, situado no Himalaia. Isso se deve ao fato em que a diferença entre os dois extremos é de três horas (extremo oeste GMT +5) e (extremo leste GMT +8). É algo como sair do oeste da China e entrar no Afeganistão, automaticamente ao atravessar a fronteira você ganha três horas e meia, você sai da China ao meio dia e ao entrar no Afenistão ainda são nove horas da manhã.
No entanto, devido ao fato de a maior parte da população viver em zona rural e viver um modo diferente de vida desses povos, o dia-a-dia é regulado pelo nascer e pôr-do-sol, nem tanto pelos relógios governamentais. As pessoas e os serviços se adaptaram à hora solar, pois ao invés de almoçarem às 11h30, comem por volta das 13h30 e 14h da tarde. Alguns povos habitantes de outras etnias também ficam resistentes ao fato. Assim como escolas, empregos, refeições tudo é mais tarde. Como trata-se de uma região de maioria muçulmana fazem isso para se autor-afirmarem.
Alguns fazem questão de acertar os relógios pela hora solar e não pela hora de Pequim. "No Xinjiang, pode-se adivinhar a etnia de uma pessoa pela hora que o relógio marca"Antropólogo Ildik Beller-Hann
Comparação com o fuso horário brasileiro
Enquanto a China adota este modelo como visto na primeira imagem, o Brasil respeita teoricamente o modelo estabelecido pela conferência em Washington, no ano de 1884, que estabeleceu 24 meridianos sobre a Terra. Apesar disso, os principais centros econômicos, turísticos e políticos do país encontram-se alinhados em torno do fuso horário (GMT -3), sem contar que o Brasil também já foi sujeito ao horário verão, que produzia algumas diferenças regionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!