ÁsiaFísicoHidrografia
Ásia Físico
Quadro Físico e Recursos Naturais
Aspectos do relevo
O continente asiático é banhando ao norte pelo oceano Glacial Ártico, a leste, pelo Pacífico e, ao sul, pelo Índico. É limitado pelos montes Urais, cadeia do Cáucaso e mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo. Os montes Urais estabelecem a fronteira com o continente europeu na porção ocidental, através de um barreira natural que separam a porção europeia e asiática da Rússia.
Os planaltos são predominantes no continente, uma vez que neles estão os divisores das bacias hidrográficas e as nascentes dos principais rios, como o Ganges, Indo, Huang-ho (Amarelo), Yang-tse (Azul) e o Ob. No Japão, na península da Coreia e no oeste da China temos o predomínio de relevo montanhoso. Já na Mongólia temos planaltos áridos com até 2.000 m de altitude. As planícies se encontram nos extremos do continente e em áreas banhadas por grandes rios. Dentre as principais destacamos a da Sibéria (Rússia), Indo-Gangética (Índia) e a planície chinesa dos rios Amarelo e Azul, no extremos leste da China.
Montes Urais: fronteira natural entre Ásia e Europa com 2.500 km de extensão |
Também devemos considerar em importância a Cordilheira do Himalaia, conjunto de montanhas mais jovem do planeta, formado nos últimos 50 milhões de anos. Por conta dos choques entre a placa Indiana e o sul do continente que a deram origem, a cordilheira eleva-se cerca de 5 cm por ano. Abrange cinco países: Paquistão, Nepal, Índia, Butão e China (inclundo Tibete). O nome é originado da palavra Himalaia, que na língua sânscrita quer dizer "morada da neve" e formam um arco de cerca de 2500 km de extensão.
Cadeia montanhosa do Himalaia onde se localiza a maior altitude do planeta |
Hidrografia
Se trantado de hidrogafia do continente asiático, cabe mencionar que as principais civilizações no mundo antigo se desenvolveram ao longo dos rios asiáticos, como os rios Tigre e Eufrates, a oeste do continente na Mesopotâmia (Oriente Médio). Ao norte nas áreas de planalto temos extensos rios Ob, Ienissei e Lena, e devido aoextremo frio no inverno, grande parte dos cursos d'água permanecem congelados. As margens das planícies dos rios Indo e Ganges (Índia e Paquistão) e Amarelo e Azul (China) se desenvolveram importantes civilizações. Até hoje esse rio abastecem áreas densamente povoadas. A leste do mar Cáspio, os principais rios são o Syr Daria e o Amu Daria, que desaguam no Mar e Aral (mar interior) e devido ao clima seco da região, muitos rios possuem cursos d'água temporários.
Devemos considerar que ao longos dos séculos esse rios tiveram importante emprego no abastecimento e desenvolvimento dos povos e hoje em dia são empregados para produção de energia hidrelétrica em virtude das variações de declividade, além dos usos comuns de irrigação e navegação.
Devemos considerar que ao longos dos séculos esse rios tiveram importante emprego no abastecimento e desenvolvimento dos povos e hoje em dia são empregados para produção de energia hidrelétrica em virtude das variações de declividade, além dos usos comuns de irrigação e navegação.
Hidrelétrica das Tres Gargantas localizada ao longo rio Yangtzé (Rio Azul) na China |
Muito interessante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirQue bom que apreciou o assunto, buscaremos trazer sempre conteúdos, curiosidades e novidades interessentes para o portal. Abração Miller!
Excluir